Music ♥

14 dezembro 2011

Ligres e Tigreões

os “ligres” são fruto do cruzamento de um leão macho com uma tigresa. O contrário, uma leoa e um tigre, geraria o chamado “tigreão”. A nomenclatura em si já diz um pouco das diferenças desses dois animais: enquanto os primeiros têm mais características de leão (apesar dos pelos com algumas listras), os segundos são muito mais parecidos com os tigres.
Além disso, os ligres também tendem a ser maiores do que seus pais, enquanto os tigreões podem ser menores ou, no máximo, do mesmo tamanho deles.
Outro fato curioso é que esses híbridos são, na maioria das vezes, estéreis. Na verdade, entre todos os casos já reportados, algumas poucas fêmeas mostraram-se férteis – e, portanto, capazes de ter filhotes. Nenhum macho fértil, ligre ou tigreão, jamais foi encontrado.
Vale dizer também que essa mistura só acontece em cativeiro já que, na natureza, tigres e leões não costumam se encontrar para essa finalidade…

O Ligre, também conhecido como Liger (lê-se Laiguer), é um híbrido entre um leão e uma tigresa. Daí vem o seu nome: ligre = leão + tigre, e liger = lion + tiger.
Esse animal é um híbrido esteril, pois o número de cromossomas do leão e do tigre são diferentes, são pares, mas tem números diferentes. Assim o Ligre tem um número impar de cromossomas graças ao processo da meiose que ocorre na formação dos gametas femininos e masculinos(espermatozóide e óvulo), não podendo se acasalar com nenhum outro animal com características parecidas, como o próprio tigre ou leão.
O seu aspecto é de um gigantesco leão com raias de tigre difusas. Ele é, actualmente, o maior felino do mundo, possui entre 3 e 4,5 metros de comprimento. Com apenas três anos pode vir a pesar meia tonelada, por meio de sua dieta de carne e frango.
Ligres têm a capacidade de nadar (característica dos tigres) e podem correr a 50 milhas por hora (aproximadamente 80km/h).
Acredita-se que o enorme tamanho que esses animais atingem ocorra pela ausência de genes que condicionem a produção de hormonas inibidoras do crescimento. Isso porque nos leões essa é uma herança materna, e nos tigres é paterna, portanto os ligres não recebem esses genes.
O cruzamento entre leões e tigres só ocorre por ação do homem. Além de os hábitos de ambas as espécies serem muito diferentes, elas geralmente não compartilham os mesmos territórios, de maneira que há poucas possibilidades de se encontrarem para formar este estranho cruzamento. Na atualidade esses animais só coexistem na natureza no bosque de Gir, na Índia. Antigamente porém, leões e tigres coexistiram na Mesopotâmia, Cáuc